Prick Test- test cutâneo de alergias

Agende uma consulta agora mesmo

As alergias podem representar problemas de saúde bastante incômodos e que prejudicam fortemente a qualidade de vida. Neste sentido, um dos pontos mais importantes para o tratamento de qualquer alergia, é seu diagnóstico correto.

Assim sendo, o Prick Test, também conhecido como test cutâneo de alergias, ou test de punctura, é uma ferramenta poderosa. 

O Prick Test é um teste relativamente simples e indolor, que leva menos de 30 minutos e pode indicar com precisão o agente causador da sensibilização.

Como é feito o Prick Test?

O prick test é bastante simples e pode ser feito em adultos e crianças. 

 

Basicamente, são inseridos na pele, substâncias com potencial alergênico, em diferentes locais. Estas substâncias são ministradas em quantidades que não vão gerar crises de alergia, mas vão trazer alguns tipos de reações, quando a pessoa for sensibilizada. 

 

Utiliza-se  uma pequena lanceta, agulha ou punctores.

 

Na minha prática clínica utilizo os punctores, que são de aplicação mais rápida e 100% indolores.

 

Sempre usaremos histamina e água como controles positivo e negativo, respectivamente, para garantir a eficácia do teste que está sendo realizado.

 

Após 20 minutos realiza-se a leitura do mesmo.

 

Na presença de sensibilização (teste positivo), haverá no local da substância em questão uma bolinha vermelha, chamada de pápula, que varia de tamanho e forma a depender da intensidade da sensibilização. Geralmente coça bastante nesta região.

 

Com esta reação, é possível identificar a quais alérgenos o paciente está sensibilizado e, juntamente com a história clínica e queixas do paciente, programar o melhor e mais eficaz tratamento para cada pessoa alérgica.

 

Que tipos de alergias podem ser detectadas?

Alérgenos inalatórios (ácaros, pólen, pelo de gato, pelo de cachorro, restos de animais).

Alérgenos Alimentares (ovo, leite, soja, gluten, frutos do mar, oleaginosas).



Existem contraindicações?

Este é um teste que deve ser feito de acordo com uma evidência clínica e não por “curiosidade”. Mas não, ele não possui grandes contraindicações. Apenas condições clínicas muito específicas, que são levantadas na anamnese, podem fazer com que ele seja inviabilizado. 

As contraindicações da aplicação do Prick Test são:

  • Gestantes;
  • Asma não controlada
  • Problemas cardíacos não controlados.
  • Reações anafiláticas prévias. 
  • Afecções da pele em atividade.
  • Dermografismo.
  • Alguns medicamentos exigem uma preparação prévia.

O resultado é imediato?

Sim, o resultado fica visível ao final do exame, cerca de 20 minutos após a aplicação das substâncias. 

 

É importante salientar que o resultado do prick test precisa ser avaliado por um médico especializado, que irá avaliar o contexto. O resultado, isolado, não pode ser o único indicativo. 

 

Crianças podem fazer o prick test?

Sim! Por ser um teste indolor e sem cortes, crianças também podem realizá-lo, sem qualquer problema. Inclusive, esta é uma ferramenta muito importante na descoberta de agentes causadores de alergias. No geral, porém, o teste cutâneo de alergias, é feito em crianças a partir de 2 anos. 

 

A única adaptação é que, ao invés de realizar no antebraço, fazemos o teste nas costas, por ser mais difícil de coçar e mexer na região. 

 

O nosso consultório dispõe de um atendimento humanizado, sendo referência para a especialidade de otorrinolaringologia. A nossa missão é atender com acolhimento, eficiência e promover uma consulta personalizada, priorizando a experiência do paciente e um tratamento de primeira linha, garantindo que você recebe um atendimento de excelência.

Atendimento

Rua Madre Cabrini, 77
Vila Mariana
São Paulo / SP
CEP 04020-000

📞 11 94198-8342

Diretora Técnica Médica: Dra. Carla Falsete Risola – CRM 101.843 | RQE 71523 . Todos os direitos reservados 

Me siga nas redes sociais