Sabe aquela coceira incessável no ouvido, que não passa e incomoda no dia a dia? Saiba como resolver esse problema de uma vez por todas!
 
A coceira no ouvido é um sintoma muito comum, e dependendo da frequência com que acontece, pode causar bastante incômodo e até dor, impactanto na rotina e bem estar. Embora seja uma condição em geral sem maiores danos, ela pode ter diversas causas e pode ser tratada de diferentes formas.
 
É muito importante não utilizar nenhum tipo de objeto para o alívio da coceira, como hastes flexíveis, chaves, grampos, tampas de canetas, etc. Isso pode machucar a parede do conduto auditivo externo ou a membrana do tímpano, incluindo laceração da pele do conduto auditivo ou até mesmo a perfuração do tímpano.
 
Mas quais são as principais causas de coceira no ouvido? Veja a seguir as principais causas e aprenda um pouco mais sobre esse incômodo!
 
Dentre as principais causas de coceira no ouvido, podemos citar:
 

Orelhas secas

 
Essa é uma das principais causas de coceira no ouvido. Ao contrário do que se pensa, a cera de ouvido é muito benéfica para o nosso corpo, sendo um óleo natural responsável por manter os canais auditivos lubrificados e protegidos. Contudo, algumas pessoas não tem produção suficiente de cera, o que predispõem a canais secos e coçando.
 
Este problema também pode ser causado pelo excesso de limpeza, onde o cerúmen é constantemente removido, gerando um ciclo prejudicial: ao sentir a coceira, a pessoa intensifica a limpeza, perpetuando e prolongando ainda mais o incômodo.
 

Excesso de cera

 
Por outro lado, o acúmulo de cera em excesso também pode causar coceira no ouvido. Nesse caso, é importante buscar ajuda médica para determinar a abordagem correta para resolver o problema.
 
Como dissemos, nenhum objeto deve ser introduzido no ouvido,  evitando assim lesões e ferimentos.
 

Alergias

 
Existem alergias alimentares que podem causar coceira no ouvido e no corpo, como alergia à leite, frutos do mar, nozes, etc. Além dessas, existe uma condição chamada de síndrome da alergia oral, que pode ser causada por determinados alimentos como kiwi, banana e semente de girassol. Essa condição pode causar muita coceira no ouvido e na boca.
Determinados componentes químicos também podem causar esse desconforto, como alguns produtos de limpeza e perfumes.
O tratamento de alergias deve sempre ser acompanhado por um médico capacitado.
 

Problemas de pele

 
Problemas de pele como eczema seco, dermatites e psoríase também podem afetar os ouvidos e gerar ressecamento e coceira na região.
Reforçando, é muito importante buscar ajuda médica para o tratamento adequado.
 

Infecções de ouvido

 
Tanto as otites externas quanto as otites médias podem provocar coceira em ouvidos, além de dor e desconforto. Nesse caso, a coceira é apenas um dos sintomas de um quadro maior. Para determinar se há uma infecção, é imprescindível buscar a ajuda de um otorrinolaringologista para corretos diagnóstico e tratamento.
 

Quando buscar ajuda?

 
A maior parte das causas de coceira no ouvido pode ser resolvida de maneira simples mas sempre que a coceira representar um incômodo, busque a ajuda de um otorrinolaringologista da sua confiança. Com isso, poderá obter um diagnóstico assertivo e iniciar o tratamento mais eficiente para o seu quadro especificamente.
 
E aí, você ou alguém que conhece está sofrendo com esse problema? Conte conosco para ter a ajuda que precisa!