A boa respiração é um componente fundamental da saúde e bem-estar! Embora muitos de nós estejamos apenas no modo automático, a respiração com consciência pode ajudar você no controle de estresse e até mesmo na prevenção de doenças. 

 

Inclusive, a respiração é tão importante para a melhora da saúde que ela é base em diversas práticas para o controle de estresse, como a meditação e a ioga. Além disso, práticas como a aromaterapia usam do olfato para a melhora de sintomas de ansiedade e melhora do humor.

Como a respiração atua na redução do estresse?

Antes de tudo, precisamos entender que uma respiração plena é o básico para uma vida com qualidade. E quando falo em respiração plena, me refiro ao ato de respirar livre de obstruções nasais, possibilitando um fluxo livre de ar pelas narinas. 

 

Aliás, a falta de uma respiração de qualidade pode causar irritabilidade, indisposição e até mesmo afetar o seu rendimento cognitivo.

 

Você pode gostar também::: Como a excelente respiração nasal impacta na qualidade de vida, melhora performance física, cognitiva e emocional

 

Mas falando agora da relação entre respiração e redução do estresse: quando ficamos estressados, o nosso corpo entra em um estado conhecido como “fuga ou luta”. E essa é uma reação normal do organismo, a qual é muito importante para nos ajudar a lidar com momentos de tensão. 

 

Porém, não é ideal ficarmos neste estado por períodos longos de tempo. Acontece que o estresse aumenta a frequência cardíaca, predispõe a aumento da pressão arterial e tensiona os músculos. E a respiração plena atua justamente “acalmando” o sistema nervoso simpático. 

 

Para você entender melhor, é como se o ato de respirar profundamente pelo nariz funcionasse como um sinal para o cérebro de que está tudo bem e que ele pode diminuir a resposta ao estresse. 

Respirar bem previne doenças crônicas! 

O papel da respiração em relação às doenças crônicas está justamente associado ao controle do estresse. 

 

Uma respiração obstruída aumenta os níveis de estresse, o que nos coloca em um modo mais automático de respiração. Isso propicia, por exemplo, a respiração curta e pela boca, impedindo que o oxigênio chegue plenamente aos órgãos e tecidos. 

 

Por isso é tão comum você sentir uma falta de ar em momentos de muito estresse. 

 

No longo prazo, a respiração obstruída e altos níveis de estresse podem levar ao surgimento de doenças crônicas como a hipertensão, a fibromialgia, depressão, entre outras.

 

Isso tudo sem falar no seu sono! Dormir mal devido a obstrução também contribui para um pior estado de saúde física, mental e emocional, e também degrada a saúde do seu coração. 

A respiração plena é um direito seu. Nunca normalize não conseguir respirar pelo nariz ou sentir dificuldade na plena oxigenação! E para isso, conte comigo! 

 

Se você sente que a sua qualidade de vida anda prejudicada devido a má respiração, clique no link abaixo e vamos conversar melhor: