O seu filho baba quando dorme? Sofre com roncos durante a noite, tem o sono agitado ou fica constantemente com a boca aberta para conseguir respirar melhor?

Esses são sinais de alerta para o crescimento desproporcional da adenóide e a cirurgia é uma opção para amenizar os sintomas e garantir mais qualidade de vida para o seu filho, principalmente quando outros tratamentos clínicos anteriores falharam.

A adenóide – também conhecida como “carne esponjosa” – é um tecido linfóide localizado no fundo do nariz e que atua  protegendo a saúde da criança. Assim, ela exerce essa função enquanto o seu sistema imunológico ainda não está completamente formado.

Mas em algumas crianças esse tecido cresce demais e obstrui a respiração nasal, o que prejudica tanto a respiração que acaba perdendo sua função protetora. E pode ser exatamente por isso que o seu filho sofre com roncos, sono agitado, respiração ruidosa e passa a maior parte do dia com a boca aberta.

Nesses casos, geralmente indicamos a cirurgia de remoção da adenóide, a adenoidectomia.

Quando a cirurgia de adenóide é recomendada?

A opção cirúrgica pode não ser a primeira opção no caso de hipertrofia (crescimento exagerado) da adenoide. Se a adenóide não for exageradamente aumentada, o médico otorrinolaringologista pode entrar com medidas de controle dos  fatores de risco que impactam no crescimento da adenóide.

O que inclui tratar rinites e prevenir crises, bem como as infecções respiratórias de repetição, por exemplo. Quando essas medidas não são suficientes e a adenóide segue obstruindo a plena respiração da criança, a adenoidectomia poderá ser indicada.

Você pode gostar também::: Por que crianças têm mais tendência à infecções de ouvido?

Uma respiração nasal de baixa qualidade impacta muito e de forma negativa no desenvolvimento cognitivo e social de uma criança!

Como funciona a cirurgia para remoção da adenoide?

Primeiramente, a criança passa por alguns exames pré-operatórios para a avaliação do quadro de saúde geral. O médico realiza a cirurgia para remover da adenóide  em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, dura menos de uma hora e o paciente pode ter alta no mesmo dia.

Ainda, a recuperação costuma ser tranquila e com pouca dor, com repouso relativo por cerca de uma semana. Neste período, recomendo uma dieta fria e ambientes quentes devem ser evitados. Inclusive, muitas famílias oferecem sorvetes ou gelatinas para as crianças nesse momento, o que é uma boa forma de ajudar com humor e oferecer um conforto!

Apesar de ser uma cirurgia, os riscos são relativamente pequenos, o seu filho recebeu uma indicação para realizar uma adenoidectomia e seu coração está aflito?

A primeira coisa para garantir a segurança do seu pequeno é escolher uma boa equipe cirúrgica, com médicos em quem você confie e se sinta segura para tirar todas as suas dúvidas.

Mas caso as suas dúvidas persistam ou queira uma avaliação inicial, procure uma otorrinolaringologista pediátrica! Caso queira conversar diretamente comigo, acesse o link abaixo e agende a consulta de avaliação do seu filho.

Espero ter ajudado a esclarecer e fico à disposição!