A nossa alimentação desempenha um papel fundamental para prevenir diversos tipos de doenças, incluindo as respiratórias!

E essa importância aumenta durante os períodos frios do ano, em que ficamos em ambientes com menor circulação de ar devido ao frio. Esse tipo de situação estimula a proliferação de infecções respiratórias.

Por isso, é sempre uma boa ideia incluir ao longo do ano alimentos ricos em vitaminas e nutrientes diversos na sua dieta.

E para ajudá-lo, abaixo eu listo alguns alimentos e dicas poderosas para prevenir doenças respiratórias!

O que comer para prevenir doenças respiratórias?

Eu gosto sempre de dizer que o básico funciona! A alimentação de origem natural e variada é fundamental.

Por exemplo, existem muitas vitaminas, minerais e nutrientes que o nosso corpo precisa para manter a saúde respiratória em dia. Logo, um prato colorido significa uma grande variedade desses componentes na alimentação.

Ou seja, provar novos sabores e variar o seu cardápio é sempre uma boa ideia.

Dessa forma, busque não restringir sua alimentação.

Por exemplo, eu vejo todos os dias diversas pessoas que evitam algum grupo de alimentos por medo de ganhar peso ou por modismos, sem nenhuma indicação médica ou de profissional qualificado para tal. Um grupo famoso são os carboidratos!

E isso faz com que algumas pessoas deixem até mesmo de consumir frutas como banana, maçã, mamão e outras. Esses alimentos são ricos em nutrientes e uma ótima fonte de energia e sabor.

Então, ao invés de restringir grupos de alimentos importantes para sua saúde (a menos que você tenha uma real indicação profissional para a exclusão), prefira apenas evitar alimentos “falsos”, ou seja, aqueles ultraprocessados e industrializados. Estes são os reais vilões para sua saúde respiratória, visto que propiciam e agravam quadros de inflamação por todo o corpo.

Como eu sempre digo, vamos descascar mais e desempacotar menos!

Quais nutrientes e vitaminas essenciais para prevenir doenças respiratórias?

O principal para evitar doenças respiratórias e infecções como gripes, resfriados, bronquite ou o agravamento de quadros como os de asma ou rinite, é fortalecer o sistema imunológico.

E além da famosa vitamina C, sugiro que você inclua na sua alimentação também:

• Betacaroteno: este derivado da vitamina A é encontrado em legumes como a cenoura, mamão, espinafre e couve;
  • Selênio: encontrado em ovos, castanha do Pará e cogumelos;
  • Ômega-3: peixes e frutos do mar (principalmente de águas frias) são ótimas fontes de ômega-3;

Você pode gostar também::: Os impactos da obstrução nasal na saúde e na qualidade de vida da criança

Quais alimentos podem agravar doenças respiratórias?

Como eu comentei no início deste artigo, os alimentos industrializados/ultraprocessados são péssimas escolhas para sua alimentação pelo seu poder de aumentar quadros de inflamação

Inclusive, as Diretrizes da Iniciativa Global para Asma recomendam que os pacientes que sofram com essa inflamação crônica das vias aéreas apostem em uma alimentação baseada em alimentos naturais como forma primária de prevenção.

Por isso, procure “fugir” de alimentos como:

• Embutidos: produtos ultraprocessados com alto poder de inflamação.
  • Açúcar refinado: aumenta a produção de radicais livres e propicia a obesidade, o que é um fator inflamatório, além de restringir a via aérea.
  • Sal em excesso: além de aumentar os riscos para o desenvolvimento de hipertensão, o sal em excesso também aumenta a inflamação no organismo.
  • Alimentos em conserva: tendem a ter mais sal e serem potencialmente mais alergenos.

Ainda, eu gosto de dizer que uma horta pode ser a melhor farmácia!

Porque comer da forma correta é cuidar do corpo, da mente e das suas emoções. Ao contrário do que muita gente acredita, comer aquele pacote de bolacha recheada inteiro para “afogar as mágoas”, só te trará mais problemas e mais oscilações de humor ainda.

Garantir a ingestão adequada de vitaminas, nutrientes e minerais proporciona, além de uma vida com menos doenças, o pleno aproveitamento da nossa performance física e mental.

Se você gostou deste artigo e gostaria de ver mais conteúdos sobre este assunto, siga a Dra. Carla também nas redes sociais: Instagram  |  Facebook