Para os praticantes de atividades físicas, ter um bom fluxo de respiração é fundamental para manter um bom desempenho e melhorar a performance através da oxigenação adequada e eficiente das células do corpo.
E embora pareça bastante óbvio, visto que a respiração é um processo natural, colocar consciência na forma como você respira pode melhorar o seu desempenho esportivo.
A respiração durante as atividades físicas
Durante uma atividade física, o nosso corpo precisa de mais oxigênio do que em repouso. E essa necessidade aumenta conforme aumenta a intensidade da atividade física, o que nos leva automaticamente a respirar pela boca, uma vez que o nariz sozinho não consegue suprir a demanda necessária.
Respirar pela boca em um determinado momento e intensidade da atividade física é esperado e necessário. Mas quanto mais tempo pudermos sustentar a respiração nasal, melhor!
Por que é melhor respirar pelo nariz?
O ar inspirado pelas narinas, além de melhor qualidade, tem um maior aproveitamento pelas células do nosso corpo.
O nosso nariz é anatomicamente projetado para umedecer, aquecer e filtrar o ar para que então ele chegue aos pulmões. Respirar pela boca pode ocasionar secura, dor no diafragma e até mesmo dor na região da garganta. Além disso, piora a qualidade do ar inalado e diminui o aproveitamento das taxas de oxigênio nele contidas.
Uma boa respiração nasal (e aqui o seu otorrinolaringologista pode te ajudar muito), traz diversos benefícios. Além dos já citados acima, ainda posso mencionar:
- Diminuição da dor e tensão muscular
- Melhora do foco, concentração e redução da ansiedade.
Em contrapartida, respirar predominantemente pela boca ou com alguma obstrução no nariz, como desvios do septo nasal ou aumento dos cornetos, leva à redução da sua capacidade física e, por consequência, da sua performance.
Como já dito, respirar pela boca em algum momento, com intensidade maior da atividade física, é normal e natural. Neste ponto, tentar forçar a respiração nasal, quando já existe uma demanda maior de oxigênio e somente o nariz não está “dando conta”, irá gerar ainda maior desgaste e stress para o corpo. Nós não precisamos “pensar” para respirar! Respire da forma mais natural possível, conforme a necessidade do seu corpo.
A idéia aqui é trazer o conhecimento de que quanto mais tempo conseguirmos sustentar a respiração de forma natural pelo nariz, maior será o aproveitamento e a qualidade deste ar inalado.
Como ter uma melhora da respiração nasal na atividade física?
Se você é um atleta ou um apaixonado por atividade física, é sempre interessante manter consultas de rotinas para verificar a saúde das suas vias respiratórias.
Nesse sentido, o seu médico poderá verificar questões como a quantidade de muco produzido e presença ou não de obstrução. Em alguns casos poderá indicar que você use um dilatador nasal durante sua prática.
O dilatador nasal ficou famoso com atletas norte-americanos na década de 90, durante as Olimpíadas de Atlanta. Inclusive, vários maratonistas já atribuíram parte do seu sucesso aos dilatadores.
Esse dispositivo aumenta o fluxo de oxigênio que passa pelo nariz e diminui a necessidade de inalar o ar pela boca, o que melhora o seu desempenho.
Respirar com alguma obstrução ou com algum desconforto não é normal! Por isso, converse com o seu médico e repare nos seus sintomas, eles são sinais de que algo não está funcionando bem no seu corpo.
O link para agendar uma consulta com a Dra. Carla está logo baixo!