Crianças pequenas têm mais tendência em sofrer com infecções de ouvido por dois grandes motivos: tamanho e formato da tuba auditiva. 

 

Além disso, os pequenos ainda estão em plena fase de desenvolvimento! Isso significa que as suas defesas naturais (sistema imunológico) também não são tão fortes quanto as de um adulto saudável. 

 

Essa combinação de fatores torna os pequenos suscetíveis a diversos tipos de infecções, como as de ouvido.

Como a anatomia das crianças aumenta sua tendência à infecções de ouvido?

O ouvido é constituído de diversas estruturas como o ouvido externo, ouvido médio e o ouvido interno. 

 

Entre o nariz e o ouvido médio existe uma estrutura chamada tuba auditiva. A tuba auditiva é um canal que conecta o ouvido médio ao nariz e garganta. Porém, nas crianças, esse canal é mais curto e horizontalizado, dificultando a drenagem de líquidos que podem se formar e se acumular nesta região. 

 

Esse ambiente úmido, fechado e cheio de material orgânico se torna um meio muito propício para a proliferação de vírus e bactérias, que podem causar infecções. 

 

Sendo assim, as crianças são mais suscetíveis às otites médias de repetição. 

Você pode gostar também::: Quando a dor de ouvido em crianças é preocupante?

O impacto do sistema imunológico no desenvolvimento de infecções de ouvido

Quando uma criança nasce, o seu sistema imunológico ainda não está pronto nem maduro o suficiente. Na verdade, ele segue em processo de desenvolvimento até os 12 anos de idade ou mais. 

 

Crianças contam com estruturas linfóides, responsáveis por uma das nossas linhas de defesa. São elas a adenoide e as amígdalas.

 

Porém, a sua presença não impede que as crianças acabem se contaminando com vírus ou bactérias repetidas vezes ao longo da infância. E, muitas vezes, o tamanho e localização destas estruturas podem até favorecer os quadros infecciosos de repetição das vias aéreas e ouvidos. 

 

Mas além de questões anatômicas e de desenvolvimento da imunidade inata, o organismo da criança também depende de nutrientes, vitaminas e minerais para funcionar de forma adequada e diminuir a quantidade de infecções. Ainda, um bom contato com a natureza – no melhor estilo pé na grama – também é uma excelente maneira de fortalecer as defesas naturais! 

 

Mas se você é mãe ou pai, entendo que é muito estressante – e preocupante –  ver o seu filho passar por infecções de repetição. Por isso é muito importante que ele tenha um acompanhamento com um otorrino pediatra. Assim conseguimos manter as infecções sob controle e, mais importante ainda, buscar medidas preventivas. 

 

O seu pequeno sofre com essas questões? Se sim, vamos conversar! Acesse o link abaixo e vamos cuidar juntos da saúde do seu pequeno grade tesouro! 🥰❤️

Conte comigo nesta missão!