Os exercícios físicos têm o poder de melhorar a oxigenação dos nossos músculos e cérebro. E isso acontece tanto para modalidades aeróbicas (exemplos: corridas mais longas, natação, ciclismo) quanto anaeróbicas (exemplos: musculação, corridas curtas e intensas).
Logo, as vantagens da prática regular de exercícios vão muito além de um corpo bonito. Ela tem o poder de melhorar nossa sensação de bem-estar através da ação direta sobre o metabolismo hormonal. Além de melhorar nosso desenvolvimento muscular e autonomia e faz até o nosso cérebro funcionar melhor!
Qual a importância da oxigenação dos músculos e do cérebro?
A oxigenação sempre acontece pela respiração. Por isso, ao praticarmos atividades físicas, conseguimos intensificar esse processo. Inclusive, você sabia que o organismo precisa de até 15 vezes mais oxigênio durante a prática de exercícios?
E esse aumento de oxigênio é distribuído por todo organismo. Isso faz com que o coração, o cérebro e os pulmões liberem substâncias que ajudam na prevenção das doenças crônicas e melhoram nossa saúde e disposição de forma geral.
O nosso cérebro consome cerca de 25% do oxigênio que produzimos. Por isso, o funcionamento das células do cérebro aumenta muito durante o exercício. O que melhora nossas funções cognitivas como a atenção e o foco, por exemplo.
E a sensação de bem-estar que você sente após o exercício é causada, entre outros, devido à liberação da serotonina. A serotonina é um dos neurotransmissores responsáveis por regular o nosso humor e é muito importante para a diminuição dos sintomas da ansiedade e depressão.
Você pode gostar também::: A melhora da respiração nasal em praticantes de Atividades Físicas
O papel da oxigenação para uma vida mais longa e saudável
Como eu já comentei neste artigo, oxigenar o cérebro através da atividade física faz com que ele libere substâncias que melhoram nossa qualidade de vida, ajudando na prevenção de doenças.
Mas além do cérebro, a saúde do nosso coração também se beneficia muito desta prática.
A partir da melhor oxigenação, o organismo vai criando novos vasos sanguíneos, o que ajuda na manutenção de níveis pressóricos dentro da normalidade. Ou seja, quem precisa de medicação para “pressão alta”, com a prática regular de atividades físicas pode diminuir a quantidade de medicação ou até mesmo não precisar mais delas! Além disso, o coração é um músculo e, como tal, também fica mais fortalecido na prática regular de atividades físicas.
Qual o papel otorrinolaringologia?
O primeiro passo é verificar a saúde das suas vias respiratórias.
Por exemplo, quando há alguma obstrução nasal, temos maior tendência em respirar pela boca. A respiração oral diminui a qualidade do ar que chega aos pulmões e da oxigenação dos tecidos, músculos e cérebro, o que pode atrapalhar seu desempenho, tanto físico quanto intelectual e emocional. A obstrução nasal crônica, nariz sempre entupido, também piora a qualidade do nosso sono. E isso contribui para a sensação de estarmos sempre cansados, sem energia, sono não reparador!
E essa obstrução acaba nos levando, muitas vezes, a evitar a prática de exercícios. O que vira uma bola de neve, um círculo vicioso e negativo: “não pratico atividade física porque estou cansada!”, “Meu cansaço piora ainda mais exatamente porque não pratico atividade física!” E assim vai…
E, consequentemente, aumentamos nossas chances de desenvolver doenças tanto agudas quanto crônicas.
Nesse sentido, questões como o desvio de septo, “carne esponjosa”, aumento das amígdalas, rinites e/ou sinusites não tratadas adequadamente, podem atrapalhar a oxigenação adequada e o devido descanso.
Você pode gostar também::: Septoplastia: a solução para o desvio de septo nasal
Ainda, além de consultar o seu otorrinolaringologista, uma boa ideia é buscar o acompanhamento de um educador físico também!
Este será o profissional responsável por orientar a sua atividade física da forma correta e personalizada para as suas necessidades.
Cuidar do seu corpo é também cuidar da sua mente e se preparar para viver uma vida longa e, o mais importante de tudo, saudável e com qualidade!
Espero que você tenha gostado desse artigo e que tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas!
Para agendar uma consulta com a Dra. Carla, é só clicar no link acima!