A perda auditiva em crianças pode ser difícil de identificar e facilmente confundida com falta de atenção.
Crianças com perdas de audição podem parecer distraídas ou desatentas, pois muitas vezes estão tentando prestar atenção em outras pistas visuais, como a leitura labial, para ajudá-las a entender o que está sendo dito. Ou simplesmente podem perder o interesse pelo ambiente ao redor por não entenderem muita coisa e não se sentirem parte deste ambiente. Logo, essa aparente desatenção pode ser, na verdade, um grande pedido de ajuda.
5 sinais da perda auditiva em crianças
A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala e da linguagem. Ou seja, quando uma criança tem dificuldade em ouvir, ela terá dificuldade em entender o que está sendo dito. Consequentemente, isso afeta sua capacidade de prestar atenção, de aprender e de falar na mesma proporção que outras crianças da mesma idade.
Por isso, a informação correta sobre os sinais da perda auditiva é tão importante! Abaixo você pode conferir alguns desses principais sinais de perda auditiva em crianças.
1 – Falta de atenção e dificuldade de aprendizado
Crianças que não conseguem ouvir terão mais dificuldade em prestar atenção e em acompanhar as atividades propostas. Como eu citei anteriormente, elas irão parecer desatentas e distraídas, E essa dificuldade em ouvir e compreender o que está sendo dito reflete diretamente em baixo desempenho escolar, além de conflitos com professores e até mesmo outros colegas.
2 – Dificuldade em seguir instruções
Na mesma linha de raciocínio da falta de atenção e dificuldade no aprendizado, essa criança irá aparentar dificuldade em seguir instruções ou então irá parecer que simplesmente está ignorando a instrução.
3 – Dificuldade em se comunicar
Crianças com perda auditiva também podem ter dificuldade em se comunicar com outras pessoas. Elas podem falar mais alto do que o normal ou parecer envergonhadas e tímidas ao falar. Você sabia que perda auditiva pode muitas vezes ser confundida com timidez?
Ainda, as crianças não conseguirão se expressar plenamente através da linguagem falada, quando isso já seria esperado. Podem não saber usar as palavras adequadas ou preferir apontar para objetos ou pessoas ao invés de falar seus nomes.
4 – Pedir constantemente para aumentar o volume da televisão/celular/voz
Se a criança pede com frequência para aumentar o volume de algum aparelho, isso pode ser um sinal de que ela está com dificuldade de ouvir. Além disso, se mesmo com um volume mais elevado a criança precisa ficar pertinho do aparelho para escutar, precisamos ficar alertas.
5 – Dificuldade ainda maior em ouvir em ambientes barulhentos
Crianças com perda auditiva podem ter dificuldade ainda maior em ouvir em ambientes barulhentos, como festas ou restaurantes. É comum elas aparentarem irritação e frustração nessas situações.
Eu sei que a perda auditiva pode ser algo assustador. Mas é muito importante que esta possibilidade seja avaliada o mais precocemente possível para ajudarmos de maneira efetiva quem mais amamos: nossos filhotes! ❤️
Por isso, não hesite em procurar o otorrinolaringologista pediátrico se notar algum desses sinais em seu filho.
O diagnóstico precoce ajuda a garantir que a criança receba o tratamento adequado, diminuindo as chances de problemas no aprendizado e comunicação.
Se você desconfia que o seu filho esteja sofrendo com com a perda auditiva, acesse o link abaixo para agendar um horário com a Dra. Carla Falsete