A septoplastia é uma cirurgia funcional que tem o objetivo de corrigir o septo nasal e propiciar uma melhor respiração.
Essa é uma cirurgia que não tem como objetivo alterar o formato do nariz do paciente embora, em alguns casos excepcionais, com desvios septais muito acentuados, principalmente na porção mais distal do nariz, até pode acontecer alguma alteração discreta no formato. Mas, em essência e normalmente, a septoplastia não altera o formato do nariz.
Porém, quando é desejo do paciente, é possível associar o procedimento funcional a uma cirurgia estética do nariz, a rinoplastia. A estes procedimentos combinados chamamos rinosseptoplastia.
O que é a septoplastia e para que serve o procedimento?
A septoplastia é uma cirurgia corretiva indicada para alguns casos em que o septo nasal – estrutura óssea e cartilaginosa que separa as cavidades nasais – possui um grau de desvio que impede a passagem adequada e livre do ar. Isso faz com que você sinta uma constante sensação de obstrução nasal ou “nariz entupido”, impedindo a livre respiração.
A razão para um paciente receber a indicação médica de cirurgia para a correção do desvio do septo nasal geralmente está associada a problemas respiratórios como roncos, apneia do sono, dificuldade para dormir e respirar.
Como eu disse, a septoplastia não altera a aparência do nariz, salvo alguns casos.
É possível associar a septoplastia a um rinoplastia?
Sim!
Como você viu no início deste artigo, é muito comum que o paciente queira “aproveitar” a correção funcional do septo para melhorar a aparência estética do nariz também, para uma aparência mais harmônica.
A primeira etapa do processo consiste em passar por uma avaliação pré operatória. Ela consiste em uma consulta completa sobre queixas e anseios do paciente, fotos, solicitação dos exames necessários (tomografia, pré operatórios, etc) e respostas a todas as dúvidas do paciente. Sempre digo que é fundamental o paciente ir para o centro cirúrgico sem nenhuma dúvida!
Já o procedimento deve ser feito em um centro cirúrgico. Nesse momento o cirurgião irá remodelar estruturas como cartilagens e ossos para corrigir tanto o desvio de septo, quanto a aparência do nariz.
Como é a recuperação?
Por mais que esta seja uma cirurgia de baixo risco, ela ainda assim é uma intervenção no seu organismo. Por isso, você irá precisar de um período de repouso e muita gentileza com seu corpo para que a recuperação seja segura e total!
E em um primeiro momento, é normal você sentir inchaço e manchas arroxeadas na face. As compressas geladas serão sua melhor amiga nessa fase!
Geralmente a recuperação leva em torno de 15 dias, mas é bom lembrar que cada organismo responde à cirurgia de uma forma. Ou seja, é possível que um caso demore um pouco mais para cicatrizar do que outros.
E se você gostou deste artigo e quer saber mais sobre respiração nasal, medicina e otorrinolaringologia aplicada ao esporte e qualidade de vida, me siga também nas redes sociais! Você me encontra no Instagram e no Facebook.