Para os pais, principalmente os de primeira viagem, existe uma preocupação muito latente quanto aos sinais de desenvolvimento da audição e linguagem das crianças. Afinal de contas, precisamos ficar atentos aos sinais de alerta de que há algum problema. 

 

Cada fase do desenvolvimento infantil é marcada pela aquisição de novas habilidades, seja no sentido motor ou cognitivo. Por isso, neste artigo eu explico quais os marcos mais importantes no desenvolvimento da audição e linguagem de crianças entre 0 e 3 anos de idade. 

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Como acontece o desenvolvimento de audição e linguagem?  

A audição e a linguagem sempre caminham de mãos dadas e podem ser consideradas co-dependentes no caso de crianças ouvintes. Nesse sentido, desde a 24° semana de gestação, o bebê já começa a desenvolver sua capacidade auditiva. Porém, o desenvolvimento completo das suas capacidades só termina após o nascimento. 

 

E é a partir do sexto mês de vida pós-uterina que a audição passa a ter um papel ainda mais fundamental no desenvolvimento da linguagem. Inclusive, nessa fase o bebê começa a pronunciar algumas sílabas e passa a reconhecer sua própria voz. 

 

As fases do desenvolvimento da audição e linguagem

Primeiramente, gostaria de explicar o que acontece durante a gestação. 

 

A partir da 13° semana de gestação, o bebê consegue sentir as vibrações do som através da pele da mãe. Na 17° semana ele já será capaz de realmente ouvir os sons que estão ao seu redor, até mesmo os de fora do útero. E na 20° o bebê consegue identificar a voz da mãe. 

 

E após o nascimento, começa uma nova fase para o desenvolvimento dessa criança. 

  • Dos 0 aos 3 meses: Nesse primeiro momento o bebê é capaz de ouvir sons e reagir a eles. Por exemplo, ele irá se assustar com barulhos ou acordar ao ouvir algum som alto. Já na parte da linguagem, a criança consegue identificar a voz da mãe e chora para se comunicar. 

 

  • Dos 3 aos 6 meses: Em um segundo momento as respostas aos sons e barulhos fica ainda mais evidente. Por exemplo, é esperado que a criança procure a voz da mãe ao ouvi-la. Além de, agora, o bebê também consegue perceber mudanças no tom de voz das pessoas ao seu redor.  

 

Em nível de linguagem, a criança começa a emitir os seus primeiros balbucios, ou seja, pequenas sílabas. E é muito comum que o fonema “ma” seja bastante pronunciado. 

 

  • Dos 6 aos 9 meses: além de intensificar as respostas aos diferentes tipos de sons, a criança já será capaz de reagir e reconhecer o próprio nome e também compreender palavras simples como “tchau”, “olá”, “papai” e “mamãe”. 

 

É também próximo ao seu primeiro ano de vida que a criança começa a se comunicar através do bater de palmas e até de reclamações. Além de começar a imitar os sons dos adultos ao seu redor. 

 

  • No primeiro ano de vida: Com um nível de compreensão mais alto, a criança começa a associar sons a objetos, ou seja, ela consegue identificar palavras e alguns dos seus usos. Ela também consegue ampliar o seu conhecimento e denominação de pessoas ao seu redor. 

 

Por exemplo, nesse momento ela já poderá apontar para o pai, avós ou mãe. Outro ponto importante é que ela começa a formar suas primeiras palavras. 

 

  • Até 1 ano e meio: Agora a compreensão da criança é maior e ela consegue entender estruturas verbais mais complexas, como as frases e comandos. Nesse momento ela também tem um vocabulário maior, com cerca de 50 palavras. 

 

  • Até 2 anos: A capacidade de compreender e executar ordens simples é ampliada. Nesse sentido ela pode ter mais interesse por ouvir histórias e músicas. É também aos dois anos que a criança começa a se comunicar de forma mais clara através de frases curtas. 

 

  • A partir dos 3 anos: Nessa idade já esperamos que a criança consiga compreender superficialmente quase tudo que as pessoas ao seu redor comunicam. Ela também passa a expressar através de palavras seus sentimentos e vontades. 

 

É muito curioso que nessa fase normalmente as crianças falam sobre si mesmas na terceira pessoa. Isso acontece porque elas estão imitando a forma como os outros se dirigem a ela, o que é bastante comum e irá mudar entre os 4 e 5 anos de idade. 

 

Quais os sinais de alerta?

Primeiramente, é muito importante entender que cada criança tem o seu tempo de desenvolvimento. Portanto, precisamos ao máximo respeitar suas respostas. 

 

Por isso é muito importante ter consultas de acompanhamento com o médico, para que ele possa estipular se os seus avanços estão dentro da normalidade. 

 

Porém, alguns sinais clássicos de que existe algum problema no desenvolvimento de audição e linguagem incluem:

  • Não reconhecimento de vozes familiares 
  • Não emitir sons ou sílabas após os 6 meses 
  • Não reagir aos sons e barulhos do ambiente

 

Como estimular o desenvolvimento de audição e linguagem?

Uma alternativa muito certeira para estimular esse desenvolvimento é através da música!

 

Músicas infantis geralmente têm um vocabulário simples e repetitivo, o que ajuda os pequenos na hora de assimilar informações e emitir sons. 

 

Além disso, é importante lembrarmos que as crianças imitam aquilo que lhes é apresentado, por isso, busque interagir ao máximo com ela durante o seu desenvolvimento. Conversar, contar histórias, cantar e brincar fazem toda a diferença nessa fase!

 

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