Colocar sem querer ou “descobrir” um corpo estranho no ouvido pode ser muito assustador e até mesmo traumatizante! Principalmente para os pais de crianças pequenas! Porém, o pânico é o seu pior inimigo neste momento!

 

Então mantenha a calma e saiba que esta situação não é, em geral, uma grande emergência e pode ser resolvida por um profissional tranquilamente! 

 

As exceções que configuram emergências são quando o corpo estranho é algum tipo de inseto vivo ou pilhas e baterias. Nesses casos, procure um pronto atendimento o mais rápido possível, preferencialmente que ofereça atendimento otorrinolaringológico. 

Como retirar um corpo estranho do ouvido?

Antes de mais nada, tentar retirar o objeto sozinho pode piorar a situação e causar lesões no canal auditivo ou no tímpano. Além disso, objetos pontiagudos ou cortantes podem perfurar o tímpano e causar problemas mais graves.

 

Então, caso você tenha a sensação de que um corpo estranho entrou no seu ouvido ou de uma criança, entre em contato com o seu médico otorrinolaringologista. Apenas um profissional da área tem o conhecimento e as ferramentas necessárias para retirar o objeto de forma segura e sem causar danos ao canal auditivo.

 

Enquanto você espera pelo atendimento médico, mantenha a calma e evite usar pinças ou qualquer outro objeto no ouvido para tentar retirar o corpo estranho. Além disso, não tente lavar o ouvido com água ou outros líquidos, pois isso pode piorar a situação.

 

Ao chegar ao consultório médico, o otorrinolaringologista fará uma avaliação cuidadosa do ouvido e do objeto que está causando o desconforto. Dependendo do caso, ele poderá usar instrumentos específicos para retira-lo, ou até mesmo fazer uma pequena cirurgia  para retirá-lo de forma segura.

Você pode gostar também::: Quando a limpeza dos ouvidos é recomendada?

Como evitar que crianças coloquem corpos estranhos no ouvido?

A preocupação com a criança engolindo ou colocando um objeto pequeno no ouvido e nariz é constante na vida dos pais. 

 

E uma boa forma de prevenir isso é garantir que os brinquedos da criança não sejam compostos de peças pequenas e que se soltem facilmente. 

 

Inclusive, é por isso que os brinquedos possuem uma idade para uso. Ou seja, brinquedos para crianças com menos de três anos, por exemplo, geralmente são constituídos de peças bem presas. Isso significa menos risco de qualquer parte se soltar e representar riscos para a criança. 

 

Ainda, busque sempre deixar a área em que a criança está livre de objetos como pilhas pequenas, moedas, ferramentas ou qualquer objeto pequeno que se desmonte em partes menores.

 

Nesse sentido, falando em crianças, os objetos mais comuns que podem ficar presos no nariz ou ouvido são:

 

  • Grãos como milho, feijão, amendoim 
  • Objetos como peças de brinquedo, partes de canetas, borrachas muito pequenas
  • Algodão, massinha de modelar, ponta de lápis

Você pode gostar também::: Você já teve coceira no ouvido? Descubra o que pode ser!

O que fazer caso o corpo estranho seja uma pilha, bateria ou inseto vivo?

 

Esse tipo de objeto geralmente representa um risco mais iminente.

 

Pilhas e baterias são ricas em toxinas que podem vazar e levar a criança a uma intoxicação por metais pesados, além de altamente corrosivas em pouquíssimo tempo de contato com a pele. 

 

Já os insetos, por ainda estarem vivos, podem agredir e penetrar ainda mais fundo no orifício. Além disso, baratas, formigas, aranhas e outros insetos pequenos são cheios de bactérias e podem ter veneno. O que pode ser feito é pingar 3 gotas de óleo em temperatura ambiente (óleo mineral, de amêndoas, azeite) no ouvido para tentar matar o inseto e com sacudidelas da cabeça inclinada para o mesmo lado em que o inseto está, tentar fazê-lo escorregar para fora. 

Mas atenção: esta técnica não pode ser realizada em pessoas com perfuração na membrana do tímpano ou lesões em ouvidos. Se tem dúvida, não faça! 

 

Dessa forma, em ambos os casos acima, a pessoa que estiver com estes corpos estranhos em ouvidos deve ir imediatamente ao médico. 

 

Espero que este artigo tenha ajudado você a entender como reagir em caso de encontrar um corpo estranho no seu ouvido ou no de alguém que você ama! E se você gostou, me siga também nas redes sociais. Você me encontra no Facebook, no Instagram, no YouTube.