Dor de ouvido em crianças é um sintoma comum que pode ser causado por diversos fatores, como infecções, inflamações ou lesões no ouvido. Embora seja uma queixa frequente entre os pequenos, é importante ressaltar que não é normal uma criança sentir dor de ouvido. Ou seja, sempre que o seu pequeno reclamar de dores e desconfortos na região de maneira persistente, leve-o para receber atenção médica especializada.

 

A dor de ouvido é muito mais do que apenas um incômodo na região. Ela atrapalha o sono, a fala e pode comprometer a audição da criança. Aparece mais frequentemente em crianças menores de 5 anos, uma vez que essas são mais suscetíveis às infecções pela própria anatomia característica da idade.

 

O que pode causar a dor de ouvido em crianças?

Dor de ouvido persistente, ainda mais na vigência de quadros gripais, sugere algum processo infeccioso no ouvido médio. Pode também estar associada à dores de garganta

 

O tratamento depende da origem do quadro (viral ou bacteriano) e somente médicos especialistas, em geral pediatras ou otorrinolaringologistas, poderão avaliar cada caso e prescrever o tratamento adequado. 

 

Mas existem outros fatores que podem causar dor em ouvidos, dentre eles:

 

  • Crises de rinite
  • Inflamações da garganta
  • Amigdalites
  • Sinusites
  • Alergias
  • Infecções respiratórias
  • Resfriados
  • Gripes 

 

Em casos mais leves, o tratamento medicamentoso aliado a um bom repouso e hidratação, já ajudam na recuperação completa da criança. 

 

Em casos específicos, com infecções de repetição em ouvidos, saída constante de secreção pelos ouvidos ou secreção (catarro) acumulado dentro do ouvido médio, sem melhora com tratamentos clínicos, uma intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Você pode gostar também::: O que é a carne esponjosa (adenóide) e quando é preciso fazer a sua remoção?

Quando devo levar a criança ao médico?

Sempre que houver reclamações ou queixas persistentes do seu pequeno! 

 

Pode não parecer grave em um primeiro momento, mas ter o diagnóstico do especialista e o devido tratamento é fundamental para que um quadro simples não evolua para algo que pode prejudicar a audição da criança no futuro.

Você pode gostar também::: Quando a limpeza dos ouvidos é recomendada?

Essa ideia de que “uma dorzinha é normal” e que “criança está sempre doente” não pode ser usada para ignorarmos os sintomas. As crianças são seres em pleno desenvolvimento e que ainda estão alimentando o seu sistema imunológico. Por isso, o acompanhamento médico deve ser mais próximo e mais frequente. 

 

E se você quer ter ainda mais cuidado com a saúde de quem ama, o apoio e as orientações de uma especialista, no link abaixo é possível agendar uma consulta com a Dra. Carla Falsete!