A amigdalite de repetição é caracterizada pela inflamação das amígdalas de forma frequente, repetidas vezes ao longo do ano. Existem critérios específicos e guidelines que determinam o que é amigdalite de repetição em cada faixa etária e em cada intervalo de tempo. Mas, de maneira geral, acima de três amigdalites por ano no adulto e seis na criança podem caracterizar amigdalites de repetição.

A amigdalite é a inflamação das amígdalas, estruturas presentes na nossa garganta, que pode ser causada por bactérias (em geral do gênero Streptococcus do grupo A) ou, mais comumente, por algum vírus como o da influenza ou Rinovírus.

Causas da amigdalite de repetição

Do ponto de vista etiológico, os vírus mais implicados para tratarmos são adenovírus, rinovírus, vírus influenza, coronavírus e vírus sincicial respiratório. A amigdalite bacteriana (causada por bactérias) geralmente é causada por estreptococos ß-hemolíticos do grupo A, causando amigdalite pustulosa – quando há placas na garganta –  ou estreptocócica.

Geralmente o contágio se dá através de gotículas expelidas ao tossir, espirrar, beijar ou compartilhar objetos contaminados, como copos e talheres.

Alguns fatores podem nos tornar predispostos às amigdalites de repetição como fatores genéticos, doenças crônicas como a diabetes mellitus, obesidade, refluxo gastroesofágico e hipertensão, assim como os problemas no sistema imunológico.

Além disso, outras doenças respiratórias crônicas como rinites, sinusites, bronquite e asma mal tratadas também podem contribuir para o desenvolvimento da amigdalites de repetição. Algumas características anatômicas, como o tamanho aumentado das amígdalas, podem estar associadas ao aumento do risco de desenvolver amigdalite de repetição.

Você pode gostar também::: Como a prática de atividades físicas ajuda no tratamento de patologias respiratórias

Como é o tratamento para amigdalites de repetição?

Primeiramente precisamos investigar as causas dessas infecções tão seguidas.

Uma outra causa, além das já citadas acima, pode ser a má administração dos antibióticos em caso de amigdalite bacteriana. Por exemplo, ao perceber uma melhora dos sintomas, o paciente deixa de tomar o medicamento pelo tempo estipulado pelo médico.

Isso faz com que as bactérias se tornem cada vez mais resistentes aos medicamentos no futuro, propiciando as infecções de repetição.

O tratamento medicamentoso feito de forma correta, tratar as causas de base e manter uma alimentação e estilo de vida que fortaleçam o sistema imune devem ser atitudes sempre tomadas. Mas se ainda assim as amigdalites de repetição persistirem (ou por outras questões eventualmente trazidas pelos pacientes), a cirurgia de amigdalectomia pode ser necessária.

Esse é um procedimento cirúrgico que prevê a retirada das amígdalas. Isso porque, no caso das infecções frequentes, existe um sério prejuízo na qualidade de vida da pessoa (seja criança ou adulto). Além do fato de que o uso excessivo de medicamentos pode acabar prejudicando o organismo, como a sobrecarga que fígado e rins podem sofrer, por exemplo.

E a amigdalite de repetição tem solução!

Mas para isso é sempre melhor você ter um acompanhamento contínuo para que o tratamento seja qualificado e de acordo com o seu histórico.

Se você gostou deste artigo, não deixe de seguir a Dra. Carla também nas redes sociais!

Instagram  |  Facebook