Popularmente conhecida como nariz entupido, a obstrução nasal é uma condição muito comum, principalmente durante a infância. Embora seja bastante recorrente, esse problema pode prejudicar muito a rotina e a qualidade de vida dos pacientes, dificultando a alimentação e a respiração.

Causada mais frequentemente pela inflamação das mucosas e pelo excesso de secreção nasal (decorrente de quadros gripais, alergias e resfriados). O tratamento mais comum para esses casos é a lavagem constante do nariz com soro fisiológico, reduzindo a quantidade de secreção. A utilização de medicamentos descongestionantes, embora seja muito comum, é desaconselhada pelos médicos especialistas.

Causas da obstrução nasal

Além dos casos onde a obstrução é causada por problemas respiratórios, ela também pode ser causada pela presença de objetos estranhos, como grãos (arroz, feijão, milho, etc.) e pequenos brinquedos, que são introduzidos pela própria criança. Nesses casos, é imprescindível buscar a ajuda de um médico capacitado para avaliar o quadro e realizar a remoção o quanto antes. Quando, além da obstrução nasal, o paciente apresentar ronco e estiver respirando pela boca, pode ser um caso de hipertrofia de adenoide, sendo necessária uma avaliação clínica especializada para determinar o melhor tratamento.

Dentre as principais causas, podemos citar:

· Sinusite;
· Ácaros;
· Fumaça de cigarro;
· Alergias alimentares;
· Cheiros fortes;
· Clima seco;
· Desvio de septo;
· Uso excessivo de descongestionantes nasais;
· Adenóides hipertróficas;
· Pólipos nasais;
· Entre outros.

Melhores tratamentos

Por conta da presença de coriza, e por haver um certo alívio quando assoamos o nariz, é comum que pensemos que a congestão nasal é decorrente do excesso de muco. Contudo, a sensação de entupimento é resultado do estreitamento da passagem de ar causada pela inflamação e pelo inchaço das mucosas.

De forma simplificada, a obstrução nasal é resultado da resposta do sistema imunológico das vias aéreas. As células de defesa tentam reduzir a passagem do ar para evitar a entrada de novos agentes nocivos na região. Além disso, a dilatação dos vasos ajuda a aumentar o fluxo de sangue e células de defesa na região.

Para que o tratamento seja efetivo, é de extrema importância saber quais as causas da obstrução nasal. Mais do que reduzir os sintomas, é imprescindível tratar a causa do problema, de forma a eliminar a obstrução nasal definitivamente. Porém, dependendo da origem do sintoma, talvez o único tratamento possível seja aliviar os sintomas.

No caso de obstrução nasal causada por alergias, fumaça, corpos estranhos, entre outros agentes estimulantes, o simples fato de afastar o paciente desses estímulos já resolve o problema. O uso de medicamentos e outras abordagens podem não ajudar o paciente enquanto ele sofre a influência do agente irritante.

Contudo, nos casos onde a obstrução está sendo causada por um quadro gripal, virose ou infecção, o melhor tratamento é aliviar os sintomas enquanto o sistema imunológico luta contra a infecção.