Você sofre com o desvio de septo? Pois saiba que esse problema tem solução: a septoplastia. Acompanhe este material para entender melhor sobre o assunto!

Embora seja muito confundida com a rinoplastia, a septoplastia é diferente de uma cirurgia estética, sendo um procedimento cirúrgico funcional, voltado para a correção do desvio do septo nasal. É verdade que muitas vezes fazemos a “cirurgia casada”, do desvio de septo e de correções estéticas também, no mesmo ato cirúrgico.
Atualmente, a septoplastia é uma das soluções mais eficientes no tratamento de quem se incomoda com a obstrução nasal crônica, recuperando a qualidade respiratória e, consequentemente, a qualidade de vida dessas pessoas.

Mas o que é Septo nasal?

O septo nasal é uma estrutura constituída de cartilagem e ossos, e divide as cavidades nasais ao meio, de forma a garantir que o ar passe por elas de forma harmônica.
Contudo, quando essa divisão não acontece de forma equilibrada, podemos ter o desvio do septo nasal.
As causas do desvio podem ser congênitas, provocadas por tumores, acidentes, manipulações ou alguma cirurgia prévia em face.
A maior parte das pessoas apresenta algum grau de desvio no septo nasal, uma vez que ele é composto por osso e cartilagem, e dificilmente será retinho.
O desvio de septo só é considerado um problema, quando ele causa alguma obstrução nasal ou dificuldade respiratória, gerando incômodo ao paciente.

Por impedir que o ar passe pelas cavidades nasais de maneira uniforme, o desvio de septo pode fazer com que a pessoa apresente, além da dificuldade em respirar, maior propensão a quadros infecciosos.
Isso acontece porque as secreções naturalmente presentes nas cavidades nasais não são adequadamente drenadas, podendo evoluir para sinusites ou gripes de repetição.
Outras queixas e sintomas frequentemente referidos por pacientes que apresentam desvio obstrutivo do septo nasal são:
● Cefaléia constante (dor de cabeça);
● Roncos;
● Qualidade de sono ruim;
● Sangramentos nasais frequentes;
● Apnéia do sono;
● Dores na face;
● Dificuldade para respirar.

Como funciona a septoplastia?

Com o objetivo de desobstruir as narinas e melhorar a circulação do ar, nesse procedimento o médico realiza a reconstrução do septo nasal. Dessa forma, o paciente consegue respirar melhor e ter melhor qualidade de sono e de vida.

A cirurgia é feita em ambiente hospitalar, em geral sob anestesia geral. Claro que depende da avaliação clínica e pós operatório de cada paciente mas na maior parte dos casos o paciente pode voltar para casa no mesmo dia.

O que é necessário para realizar o procedimento?

Em primeiro lugar, uma boa consulta e avaliação clínica com o otorrinolaringologista da sua escolha. Uma vez recomendada pelo médico e desejada pelo paciente, avaliações pré operatórias e exames são realizados com o intuito de amenizar os riscos inerentes ao procedimento cirúrgico.

Um alívio para os pacientes é saber que os tampões nasais, usados antigamente e motivo de pavor para pacientes e familiares, raríssimamente são usados hoje em dia. Somente em casos de intercorrências mais graves com grande volume de sangramento nasal.

O pós operatório, com cuidados mais intensos e algumas restrições de atividade física e calor, dura em torno de 10 dias e as atividades habituais do paciente são retomadas gradualmente a partir disso.

A septoplastia pode ajudar muitas pessoas a restabelecerem a qualidade de vida e a saúde!

Gostou do nosso material? Se estiver buscando ajuda para resolver o seu desvio de septo nasal, entre em contato conosco e agende a sua consulta!