O mau hálito, conhecido também como halitose, pode ser causado por fatores diferentes que vão além da falta de escovação dos dentes. Isso significa que a sua dieta, a saúde das suas glândulas salivares e amígdalas, infecções respiratórias e até mesmo o refluxo podem ser agentes causadores.

Continue esta leitura para entender as 8 causas mais comuns do mau-hálito e como evitá-las!

1 – Infecções respiratórias e rinites podem causar mau hálito

Casos frequentes de amigdalites, adenoidite, sinusites e pneumonias liberam secreções no organismo, que podem se alojar na boca, deixando, além do mau hálito, um gosto desagradável.

Nesse sentido, as rinites não tratadas de forma adequada, favorecem o acúmulo de muco nasal. Isso facilita a proliferação de diversos micro-organismos na boca, garganta e vias aéreas também.

2 – Refluxo

O refluxo é caracterizado pela volta do ácido do estômago até a laringe, através do esôfago. Ele provoca lesões nas mucosas orais e dentes, predispondo ao surgimento de cáries e do mau hálito.

3 – Xerostomia (boca seca)

A Xerostomia é uma condição na qual as glândulas salivares não conseguem produzir a quantidade adequada de saliva, deixando a boca seca. E a saliva é um importante agente para a higienização da boca. Logo, a diminuição da produção de saliva ocasiona maior acumulo de restos de alimentos e maior concentração de bactérias que causam mau hálito.

4 – Alimentos: a sua alimentação impacta no seu hálito

O que você come reflete na saúde geral do seu organismo e isso vale também para o mau hálito. Além dos alimentos com cheiros fortes, que seguem exalando após sua ingestão (com alho, peixes crus, cebola), alimentos ultraprocessados podem piorar a qualidade das bactérias que compõem a sua microbiota bucal.

5 – Falta de higiene bucal

Neste ponto temos dois principais problemas.

Primeiramente, a falta de escovação e do uso de fio dental aumenta o acúmulo de alimentos entre os dentes. E, em médio prazo, isso pode favorecer o aparecimento de tártaro e cáries, os maiores responsáveis pelo mau hálito.

Ainda, a falta de escovação da língua também é um agente causador de halitose, uma vez que nela se acumulam diversas bactérias causadoras de odor.

6 – Diabetes

Pessoas que sofrem com diabetes estão mais suscetíveis ao mau hálito devido à cetose. Além disso, um medicamento comumente usado para tratar a patologia, a metformina, piora o hálito.

7 – Mau-hálito pela manhã

A Halitose fisiológica da manhã é uma reação completamente normal após o período de jejum da noite! E ela acontece porque o longo período de boca fechada e sem ingerir alimentos ou água contribui para a proliferação de bactérias naturais na região.

Então, se o seu problema de mau hálito acontece somente pela manhã, saiba que não há nada de errado com você.

8 – Amigdalite caseosa

Por fim, a Amigdalite caseosa é causada pelo acúmulo de secreção, alimentos, descamação da boca e língua nos caseos, cavidades naturais das amígdalas. Esses detritos se alojam nos orifícios das amígdalas e entram em decomposição, apodrecendo lá. Isso deixa um desconforto na garganta, além do mau-hálito.

Espero que este artigo tenha sido informativo e você tenha encontrado nele a resposta para suas dúvidas!

Se você ficou com alguma dúvida ou suspeita que tenha algum problema com a sua saúde, o link para agendar uma consulta com a Dra. Carla está logo abaixo!