A prática regular de atividades físicas pode auxiliar na prevenção – e até mesmo no tratamento – de diversas doenças como hipertensão arterial, diabetes, câncer, fibromialgia, depressão e outras.

Além disso, a atividade física também é indispensável para um envelhecimento ativo e saudável, mas você sabia que ela também pode ajudar na saúde respiratória? Ela auxilia no tratamento de doenças dos diversos tipos de rinites até asma e bronquite!

A prática de exercício físico melhora a saúde respiratória

O exercício regular é excelente para a saúde respiratória, tanto no médio quanto no longo prazos. Ele melhora a resistência e a capacidade pulmonar, reduz a inflamação dos tecidos e fortalece os músculos respiratórios. E respirar bem faz bem para nossa saúde física, mental e emocional, levando a uma melhora da oxigenação de órgãos como o cérebro e músculos, além de melhorar foco, memória e desempenho. 

Você pode gostar também::: Como a prática de atividades físicas ajuda no tratamento de patologias respiratórias

A prática regular de atividade física atua em conjunto com fatores que estão diretamente ligados ao bom funcionamento do nosso sistema respiratório. Entre eles: 

 

  • Controle do peso;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Aumento da força dos músculos envolvidos na respiração como o diafragma, músculos intercostais, escalenos e esternocleidomastóideos; 
  • Melhor gerenciamento do estresse;
  • Melhor controle de hormônios importantes no mecanismo de regulação da nossa respiração, como cortisol e hormônios sexuais.

Quais os exercícios mais indicados para melhorar a saúde respiratória?

Para a melhora de doenças respiratórias, e da saúde respiratória em geral, sempre recomendo exercícios que fortaleçam o sistema cardiovascular e ampliem a consciência sobre a respiração nasal. 

 

Entre eles estão a natação, corrida, bike, caminhada, dança, pular corda, yoga e pilates. 

 

Dessa forma, recomenda-se, de maneira geral, que a frequência cardíaca permaneça entre 60% a 70% da frequência máxima preconizada para a sua idade. Isso diminui os riscos do exercício desencadear uma crise, por exemplo. 

 

Por isso é tão importante que você tenha o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar na hora de iniciar uma atividade física, principalmente se você tem algum quadro de doença respiratória.

 

E atenção: se você estiver passando por uma crise respiratória aguda, não pratique exercícios. Nestes momentos, recomendo que você descanse e permita que seu corpo se recupere. Durante uma crise os músculos respiratórios trabalham muito mais para permitir a oxigenação adequada dos nossos órgãos e tecidos. O exercício sobrecarregará ainda mais estes músculos, piorando os sintomas.

 

Toda prática esportiva e qualquer tratamento devem ser acompanhados e orientados por profissionais capacitados. Assim você garante mais segurança e eficácia no seu processo. 

 

E se você gostou deste conteúdo, conheça também o meu canal no youtube: