Ter um sono ruim, de baixa qualidade é uma das piores coisas que você pode fazer com o seu corpo. Isso afeta sua saúde tanto em aspectos físicos quanto mentais e emocionais!

E a má respiração nasal é – disparado – um dos fatores que mais contribui para você dormir mal. 

Quando há alguma obstrução que impede você de respirar livremente pelo nariz, você pode sofrer com interrupções do sono devido ao ronco, apnéias, dores de garganta por dormir com a boca aberta, boca seca, dor de cabeça pela manhã, entre outras questões. 

E ter um sono de baixa qualidade afeta também a sua capacidade de concentração, foco, memória, estado de humor, além de impactar no seu desempenho esportivo e em seus relacionamentos. Você sofre com estas questões? Se sim, talvez é hora de consultar com um otorrinolaringologista:

E o que pode causar um sono ruim?

A obstrução nasal é um dos principais fatores, geralmente é a raiz dos problemas relacionados ao sono de qualidade ruim – salvo casos em que existe a presença de questões emocionais e/ou de saúde mental, por exemplo.

A obstrução pode ser causada por um desvio de septo, aumento da adenoide (no caso de crianças), rinites, alergias, sinusites, entre outros, que predispõem à congestão nasal durante a noite. Dessa forma, tais fatores contribuem para que você tenha um sono agitado e repleto de interrupções. 

Você pode gostar também::: Principais tratamentos para obstrução nasal

Ronco e apneia e os impacto no seu sono

Nesse sentido, o ronco é um sintoma da obstrução nasal. É um som produzido quando o fluxo de ar é obstruído total ou parcialmente na garganta ou no nariz. Mas vale lembrar que o ronco pode também ser consequência de sobrepeso ou obesidade, tabagismo, consumo excessivo de álcool ou de medicamentos que relaxam a musculatura. 

E a questão do ronco pode ter um profundo impacto social, visto que ele prejudica o sono de quem ronca e  do parceiro com quem divide o quarto. E, além do ronco, o indivíduo também pode sofrer com apneia.

A apneia do sono é causada pelo estreitamento das vias respiratórias, bem como pela obstrução nasal. Porém, esta é uma questão ainda mais séria, visto que a apnéia do sono causa a parada na respiração, total ou parcial, por alguns períodos de tempo durante a noite. Dessa forma, você pode superficializar o sono ou mesmo acordar diversas vezes durante a noite. 

E os impactos de sucessivas noites mal dormidas, com sono não reparador, são devastadores na nossa saúde física, intelectual e emocional.

Não dormir bem favorece o surgimento de doenças como hipertensão arterial, sobrepeso, dislipidemias, alterações hormonais, entre outras. Além de dificultar a capacidade de concentração, foco, memória e sedimentação de novos aprendizados. Ainda, provocam alterações importantes no humor, libido, irritabilidade, além de maior tendência à depressão e ansiedade. 

 

Como dormir melhor?

Antes de mais nada, você suspeita que sofre com alguma das questões listadas acima? Se sim, é hora de fazer uma consulta com um otorrinolaringologista! E para marcar a sua primeira consulta, clique no link abaixo:

E após uma consulta detalhada com seu médico, conseguimos desenvolver um tratamento personalizado para cada caso. Este tratamento pode incluir aspectos clínicos físicos, medicamentosos, nutricionais, cirúrgicos e também relacionados ao seu estilo de vida, prática de atividade física, exercícios respiratórios, entre outros. 

No caso de desvio de septo obstrutivo, a cirurgia de correção (septoplastia) pode ser uma opção. Já em outros casos de anatomia obstrutiva da via aérea, como aumento dos cornetos, sinusite crônica, hipertrofia da adenóide ou amígdalas, o seu médico também pode considerar uma opção cirúrgica.  

 

Além disso, o seu médico também pode recomendar a lavagem nasal, com boa melhora da permeabilidade da via aérea e melhora do fluxo respiratório nasal. 

 

Independente da causa do sono de má qualidade, gostaria que você terminasse essa leitura entendendo a importância de prestar atenção nesta questão. Dormir bem é o primeiro passo para um dia produtivo e feliz! E se você tem dúvidas sobre este assunto, recomendo a leitura do meu e-book “Distúrbios respiratórios do sono: os impactos de noites mal dormidas”. 

Inclusive, o download é gratuito e para ler o material basta clicar na imagem abaixo: 

Espero você para construirmos juntos um caminho de mais bem estar e saúde!